AGMAQ EQUIPAMENTOS completa 25 anos em 2013 e conta uma história surpreendente

Gostou? compartilhe!

AGMAQ EQUIPAMENTOS completa 25 anos em 2013 e conta uma história surpreendente

Em 1987 foi fundada em Ribeirão Preto a AGMAQ para atender clientes no ramo de caldeiraria e serralheria com uma área de 250m2.

A primeira grande modificação de infraestrutura foi em 1992, para aumentar a produtividade a fábrica foi ampliada para 800 m2.

Em 1994 a AGMAQ começou a atender os clientes do ramo vidreiro, fabricando equipamentos para transporte e armazenamento de vidros. Sem saber, a família Andrade estava dando o primeiro passo de uma longa jornada.

“Em 1996 fizemos o primeiro projeto que possuía um alto valor agregado devido à tecnologia aplicada. Foram construídas as primeiras mesas de corte de vidro, fixas e basculantes para corte manual de vidro. Atualmente contamos com mais de 2.500 mesas vendidas em todo país”.

Lembra Agostinho Alves de Andrade Filho – Diretor e fundador da AGMAQ EQUIPAMENTOS.

Em 1999 a AGMAQ participa da primeira feira do setor a Glass South América, com stand de 32m².

“Nesta época o mercado vidreiro já havia aprovado nossos equipamentos que já tinham como diferencial a durabilidade. No ano de 2000, fizemos uma nova modificação na sede da fábrica com 2000m², neste período adotamos o rinoceronte como símbolo de equipamentos robustos em nossos catálogos e materiais publicitários”.

Comenta Agostinho com um sorriso no rosto.

Nos anos seguintes o investimento em tecnologia seria o ponto chave para o crescimento surpreendente da empresa.

“Em 2002 lançamos a Lapidadora Manual que atende desde o pequeno vidraceiro até o grande beneficiador, foi um sucesso com mais de 1.200 máquinas vendidas. Em 2003 lançamos a primeira máquina lavadora e secadora de vidros fabricada no Brasil com tecnologia 100% nacional, nesta época já éramos pioneiros em tecnologia nacional no segmento.

Em 2006 lançamos o carregador automático de vidros também com tecnologia própria”. Relata o Diretor da AGMAQ.

Mas foi em 2008 que a AGMAQ implementou a automação em seus equipamentos e se consolidou como referência em tecnologia no Brasil.

“Quando criamos a Linha de Laminação PVB toda automatizada foi um marco na história da AGMAQ. Neste momento percebemos que nossos equipamentos já superavam os internacionais por serem mais flexíveis, produtivos fazendo chapas e peças".

Agostinho também relata que os Brasileiros já estão experimentando a idéia de serem melhores que os outros. “Nossa auto estima está melhorando, hoje o brasileiro já aceita que a tecnologia nacional pode ser melhor que a internacional”.

Em 2010 a AGMAQ EQUIPAMENTOS atinge seu ápice em tecnologia lançando a primeira mesa de corte automático para vidros fabricada com tecnologia totalmente nacional, uma mesa robusta, rápida e confiável.

Hoje a AGMAQ EQUIPAMENTOS conta com duas unidades industriais somando 12.000m² entre área industrial, escritório comercial e administrativo. Possui um quadro de 120 colaboradores. Uma empresa investe pesado em tecnologia.

“Temos muitos projetos novos e automatizados: a Máquina de corte automática por jato d´agua, que já é tendência internacional, o Classificador. Conseguimos desenvolver tudo isso com tecnologia 100% nacional. O Brasil é um mercado em expansão e os Europeus, Norte Americanos e Asiáticos, estão de olho, temos que ser rápidos e criativos”.

Comenta Joel Martins Dias (Diretor e Engenheiro) com muito entusiasmo.

“Nosso mercado é o Brasil, nossa missão é atender desde o pequeno até o grande com a mesma qualidade. Recentemente criamos 2 divisões na empresa: Divisão Logística e Divisão Máquinas. As vezes o cliente necessita apenas de um cavalete para transporte do vidro e tem receio de ligar aqui, nós não queremos perder aquele toque do interior, até hoje eu atendo pessoalmente alguns clientes mais antigos que me ligam.”

Relata Gabriel (Diretor Comercial) mostrando 2 aparelhos de celulares nas mãos.

Recentemente a AGMAQ venceu uma concorrência internacional de uma gigante do setor vidreiro que se instalou aqui no Brasil para equipamentos de logística. Gabriel relata que foi uma verdadeira “copa do mundo do vidro”, esta vitória veio coroar os 25 anos da empresa. Mas esta é outra história...

Agradecemos aos clientes, fornecedores, funcionários, que juntos fizemos um pouquinho da história da indústria de tecnologia no Brasil. Temos muito trabalho e desafios pela frente, mas juntos iremos construir ainda mais essa história. 

voltar



Gostou? compartilhe!